Má qualidade no serviço prestado pela concessionária tem prejudicado o andamento de obras públicas, da atividade industrial e até mesmo atividades escolares
Foto: Pedro Vieira.
A péssima qualidade no serviço prestado pela concessionária de energia Enel em municípios do Norte, Noroeste e parte da Região Serrana e Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro foi tema central de audiência realizada nesta sexta-feira (17), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília. O encontro, agendado pelo Deputado Federal, Max Lemos, reuniu representantes dos municípios de Resende, Macaé, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Campos dos Goytacazes e Porciúncula.
- É um absurdo o que está acontecendo no interior do Rio no que diz respeito ao fornecimento de energia. São municípios que não conseguem concluir obras porque a Enel não retira os postes solicitados, estação de tratamento de esgoto que não é ligada por falta de energia, fábricas que não conseguem aumentar a produção pelo mesmo problema. Tem cidades em que foram instalados ar-condicionado nas escolas, mas não tem energia para ligar os equipamentos. É um absurdo e parece que ninguém fiscaliza”, protestou o deputado Max Lemos no encontro, que contou com a presença do diretor-geral da agência reguladora, Sandoval Feitosa.
Nesta semana, o Deputado Max Lemos, recém-empossado membro efetivo da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, enviou requerimento de informação ao Ministério de Minas e Energia cobrando explicações à Aneel relacionadas à fiscalização dos serviços prestados pela concessionária ENEL, bem como o término do contrato de concessão que tem previsão para dezembro. Na audiência, ficou definida a criação de um grupo de trabalho centralizado no gabinete do parlamentar com a parceria da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que abrangerá as demandas de todos os municípios atendidos pela companhia.
- Infelizmente estas reclamações não são de hoje. Quando deputado estadual no Rio de Janeiro, propus e relatei a CPI da ALERJ destinada a investigar irregularidades das concessionárias de energia Enel e Light, tendo em vista as reiteradas queixas da população, e mesmo assim a qualidade dos serviços permanece inadequada. Por isso, é primordial darmos andamento nestes questionamentos, ainda mais levando em conta as parcerias que estão previstas por estas concessionárias e os vencimentos dos contratos de concessão", explicou Max Lemos.
Entre os que estiveram na reunião, estão: o deputado estadual Thiago Rangel, presidente da Comissão de Minas e Energia da Alerj, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, o presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, o vereador de Macaé Tico Jardim, os vereadores de Porciúncula, Carlos Macedo Menin e Sabrina Soares, o secretário de Obras de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches, entre outros.